Inspirations

Quer um conselho de amiga? Comece a meditar!  

 

Mostrar todos os posts com etiqueta | Inspirations

 

Eu já tinha ouvido muito falar de meditação e lido também sobre (Livro: Mindfulness – Para Quem Não Tem Tempo, do Autor: Osho – Prática de meditação e atenção plena para o quotidiano moderno), aliás, de uns anos para cá “meditar” é uma das palavras que mais se ouve por aí, acho que virou trend, mas brincadeiras à parte, foi mais ou menos assim (à força) que comecei a me interessar pela prática da meditação, já que ela em si, prometia muita coisa!

 

A prática da meditação começou a fazer parte da minha vida, a praticamente 1ano e pouco, quando num belo dia, eu pensei que fosse ficar LOUCA… louquinha de pedra mesmo… Falando assim, até parace que estou a brincar, não estou não! Com a correria do dia-a-dia que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu assim.

 

Fotos: Nilza Monteiro 

 

 

No princípio, eu fazia tudo que as regras da meditação mandavam, como sentar com as pernas cruzadas, etc, mas depois com o tempo eu fui fazendo as coisas do meu jeito, mas claro, sempre seguindo os princípios básicos.

Eu acredito que não se ensina a meditar, ensinam-se formas e métodos de o fazer. Pensando bem, não tem como ensinar, porque mesmo que eu lhe tente explicar os métodos todos que eu uso desde o princípio até o fim, nós podemos ter resultado diferentes! Por isso, se alguém tiver interesse em começar tem que ter paciência e aos poucos vai aplicando e ajustando de acordo com a seu progresso.

Fotos: Nilza Monteiro

Um chá…

Se é obrigatório beber chá antes de meditar, claro que não! Eu gosto de beber um chá bem quentinho porque ajuda-me a relaxar a mente e os músculos. Você pode sempre experimentar para vêr se gosta ou não.

Comece com períodos curtos…

No princípio, convém começar com períodos curtos para se ir adaptando com o passar do tempo. Olha que até hoje, sempre que eu sento para meditar, independentemente do tempo disponível que tiver, é sempre muito difícil chegar ao estágio de relaxamento e equilíbrio total do meu corpo, porque demora uns minutos (muitos) para que eu me desconecte de tudo a minha volta e comece a relaxar! Pois, e a pergunta seria, então por que começar com períodos curtos? Porque para alguém que esteja a iniciar esta prática, o importante é adaptar-se primeiro para depois avançar para uma outra etapa.

Fotos: Nilza Monteiro

O lugar favorito…

Este é um dos meus lugares favoritos para meditar, e não só, também para sentar e olhar a natureza, para lêr e para estar em silêncio. Adoro este lugar porque é cheio de verde e o lugar por si já transmite paz.

●●●

É bom encontrar um espaço onde possamos ir sempre que precisamos de calma. Você também pode encontrar, desde que se identifique nele.

Um conselho…

Quando sentar para meditar, não tente controlar a sua mente, deixa fluir, vai reparar que a sua mente vai saltar de um pensamentos para o outro, como se fossem filmes de curta-metragem… não se preocupe com isso, deixa fluir… lembre-se sempre de prestar atenção na sua respiração e a medida que conseguir controlá-la, os filmes simplesmente param.

Foto: Nilza Monteiro

Objectivo…

A meditação tem como objectivo, o melhoramento da concentração, aumentando o estado de clareza mental e emocional.

●●●

Esta prática também ajuda-me a estar no momento presente. Vivemos tanto a espera do futuro e a lamentar pelo passado que muitas vezes esquecemos do momentos mais importante, o presente. E é aí que a meditação entra.

Consequência

Com isso, comecei a alimentar-me de forma mais saudável, a praticar mais exercícios, a apreciar mais a natureza, comecei a seleccionar mais as pessoas e principalmente as energias delas (não me interprete mal, mas a meditação deixa-te mais sensível a isto) e a fugir de tudo aquilo que para mim, soa como ruído. A impressão que eu tenho hoje, é que durante muitos anos, usei óculos embaciados!

Fotos:Nilza Monteiro

Para mim, que duvidei desta prática milagrosa, hoje eu digo, começar a meditar, foi uma das melhores decisões que eu tomei na minha vida até agora!

Espero que este conteúdo tenha contribuído de qualquer forma e ajudado aqueles que tenham interesse neste tema e não sabem como começar.

Beijokas 😘