A política de tolerância às drogas na Holanda

Mostrar todos os posts com etiqueta|Lifestyle 

a28ec34e-dfd8-4438-b210-0cefdfa1cba5-large16x9_Marijuana

Ao contrário do que muita gente pensa, o uso de cannabis na Holanda é ilegal!!  Sim, também fiquei surpresa quando soube, porque eu também não fazia ideia!

Na classificação das drogas, segundo o critério Holandês, cannabis faz parte das drogas consideradas leves (de menos risco). Prepare-se porque este tema é um pouco complexo e muito polêmico!

Até hoje ainda não existe nenhuma lei em vigor, que permite o uso de cannabis, apesar dos coffee shops (estabelecimentos públicos, onde se pode comprar e consumir) venderem (abertamente ao público) cannabis e derivados.

O Governo  holandês decidiu tolerar (não é legalizar) o uso de cannabis, e por isso desenhou esta política denominada “gedoogbeleid” que significa: política de tolerância, juntamente a esta (política) obviamente que vieram alguns termos e condições restritos tanto para os coffee shops, como para os consumidores.

coffeeshop-marihuana-old-amsterdam

Coffee Shops

Os coffee shops não são tecnicamente legais, mas eles tem a autorização para venderem (cannabis e derivados), isso não significa que eles podem fazer o que quiserem… Confira aqui abaixo alguns pontos relacionados ao funcionamento dos coffee shops:

* Só é permitida a entrada de maiores de 18 anos.

* Tem a permissão para vender no máximo 5gramas por pessoa, por dia.

* Só podem vender drogas leves (cannabis, haxixe, etc).

* Não podem fazer publicidade das drogas que vendem.

* Não estão autorizados a produzir a sua própria droga (para vender),  tem que comprar de terceiros.

* São rigorosamente inspecionados para garantir o devido consumo e venda (de acordo com os termos e condições exigidos).

* Nao vendem álcool, somente refrigerantes e bebidas quentes (chá e café).

* Tem a permissão para terem um menú de informação, para que os clientes possam saber o que está disponível.

Em Amsterdam existe em média 175 coffee shops, e é a cidade com o maior número na Holanda e o Hash Marihuana & Hemp Museum. Mais ou menos 25 a 30 porcento dos turistas que vem  para  Holanda, dão uma passadinha pelos coffee shops, uns por curiosidade (que matou o gato) e outros para o consumo das drogas leves. O problema é que, este tipo de “turistas” que vem para um fim de semana e com a finalidade de conhecer os coffee shops e passar o fim de semana lá (literalmente), muita vezes não tem interesse nenhum em conhecer a cidade e as suas atrações, são os mais barulhentos, desordeiros e não tem o devido cuidado com o lixo. Se estão nas tintas… não querem nem saber… é aquela mentalidade… estou cá só por dois dias, depois vou me embora e o pessoal que fica cá, que se vire! Muitas queixas são feitas pelos moradores no centro de Amsterdam e as autoridades  dizem que estão a estudar uma forma para barrar este tipo de “turistas“. Como é que vão conseguir fazer isso? Gostaria eu saber! Mas os Amsterdammers (os que moram em Amsterdam) estão cheios de esperança e mal podem esperar. 😊

 

cannabis-and-smoke-3-nuggets-of-marijuana-glass-jars-prescription-bottles-and-rolled-joints-on-a-table-puffs-of-smoke-being-blown_41v_kpzs__F0000.png

Cannabis nas ruas 

Não é comum vêr-se o Holandês a fumar nas ruas (eles preferem uma biertje = uma cervejinha), a maior parte das vezes quem o faz são os turistas que já vem com a mentalidade de que tudo aqui é legal (mesmo não sendo legal fumar nas ruas). Se um polícia por acaso parar alguém que tenha um porte de 5gramas ou menos, nada vai acontecer! Se calhar, ele até diga, que por lei não é permitido fumar nas ruas, nada mais do que isso (um puxão de orelha). Mas pelo que eu vejo nas ruas, as pessoas respeitam, talvez pelo facto de já existir esta tolerância e claro, por existir também uma lei que mediante o seu incumprimento vem sempre gerar uma sanção.

A política

 > Reduzir a procura por drogas

 > Reduzir o fornecimento de drogas

 > Reduzir os riscos aos usuários e a sociedade

Assim que o Governo holandês apercebeu-se que não consiguiria vencer a luta contra às drogas, decidiu tolerar o seu uso, porque pelo menos assim ninguém precisa de traficar visto que está acessível a todos… mas atenção, não quero com isso dizer que não existem traficantes na Holanda, mas com certeza que o número deve ter reduzido consideravelmente desde a data em que implementaram esta política até então, e a  polícia agora está mais focada no combate às drogas pesadas.

 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas!

 

Uma beijoka grande 😊

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s